Nome Científico: Agaricus arvensis Schaeffer

Família Agaricaceae
Género Agaricus
Espécie A. arvensis

Sinonímias: Agaricus exquisitus, A. fissuratus, A. leucotrichus, Fungus arvensis, Phaeomarasmius chiliotrichi, P. exquisitus, Pratella arvensis, Psalliota arvensis, P. campestris var. arvensis, P. fissurata, P. leucotricha

Chapéu: branco, convexo, tendendo para o aplanado (5 a 20 cm de diâmetro), com margem lisa. Himénio: lâminas livres, inicialmente brancas, depois rosadas e, finalmente, castanhas; cutícula lisa, sedosa, branca, mate. Esporada castanho-escura, constituída por esporos amarelos, elípticos e lisos. Pé: branco, robusto (3 a 13 cm de comprimento x 1 a 2 cm de diâmetro), podendo alargar na base; sem bolbo. Inicialmente fistuloso e, depois, oco; liso acima do anel, amarelecendo com a idade. Anel: persistente, amplo, pendente, duplo, com o estrato superior membranoso e o inferior, mais espesso, crenado e franjado, com flocos brancos que amarelecem. Tanto o chapéu como o pé ficam amarelados ao toque. Esta espécie tem um odor anisado, bastante característico.

Trata-se de uma espécie sapróbia, associada a prados abertos, pastagens ou clareiras de bosques, normalmente em grupo, chegando a formar anéis-de-fada. Frutifica na Primavera e Outono.

Tem um ampla distribuição pela Europa, América do Norte e Ásia Ocidental. Em Portugal continental ocorre em todo o território.

Fatty acid and sugar compositions, and nutritional value of five wild edible mushrooms from Northeast Portugal.
Barros et al. (2007)

Antioxidant activity of Agaricus sp. mushrooms by chemical, biochemical and electrochemical assays.
Barros (2008)