Nome Científico: Lactarius deliciosus (L.) Gray

Nome Comum: Lactário, Míscaro, Níscaro, Sancha, Pinheira, Vaca-vermelha, Cardela, Cenoura, Cortelhas, Laranja, Raivaca, Telheira, Verdete

Ordem Russulales
Família Russulaceae
Género Lactarius
Espécie L. deliciosus

Sinonímias: Agaricus deliciosus, A. lactifluus deliciosus, Galorrheus deliciosus, Lactarius pinicola, Lactifluus deliciosus

Chapéu: plano-convexo com a margem enrolada e lisa (3 a 20 cm de diâmetro); em adulto, apresenta uma depressão ao centro; cutícula lisa de cor alaranjada ou cenoura, separável, zonada concentricamnete (aureolada), marcada por «gotículas» alaranjadas mais escuras, viscosa em tempo húmido, torna-se esverdeada nos locais magoados. Himénio: lâminas arqueadas, apertadas e decorrentes, inicialmente de cor de alperce, depois tornado-se concolor com o pé. Liberta um látex laranja (cor-de-cenoura), bastante característico, com tendência a esverdear passadas algumas horas. Esporada amarelo-pálida, com reflexos rosados, constituída por esporos hialinos, elípticos a ovóides, verrucosos. Carne esbranquiçada no centro e alaranjada na periferia. Pé: cilíndrico, robusto e curto (3 a 8 cm de comprimento x 1 a 3 cm de diâmetro), cor-de-laranja pálido, com pequenas depressões (escrobiculado) de cor mais intensa, oco no estado adulto. Anel e volva ausentes.

Trata-se de uma espécie micorrízica, exclusivamente associada a pinheiros (Pinus sp.), sendo frequente em pinhais sobre todos os tipos de solo. Frutifica durante o Outono, a partir de Outubro.

Natural da região Mediterrânica, encontra-se disseminado pela Europa e por outros continentes. Em Portugal continental ocorre um pouco por todo o território.

Actividade antimicrobiana de cogumelos silvestres comestíveis: Lactarius deliciosus, Sarcodon imbricatus e Tricholoma portentosum.
Barros et al. (2006)

Drying behavior of the marketed mushrooms Lactarius deliciosus and Agaricus bisporus.
Silva et al. (2012)