Nome Científico: Podarcis guadarramae subsp. lusitanicus Geniez et al., 2014

Nome Comum: Lagartixa-do-noroeste

Classificação Científica:
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Reptlia
Ordem Squamata
Família Lacertidae
Género Podarcis
Espécie P. guadarramae
Subespécie P. guadarramae lusitanicus

Sinonímias: Podarcis hispanica (antigo morfotipo 1A)

Estatuto de Conservação: NE - Não Avaliado

Trata-se de uma lagartixa que atinge, em média, os 5,15 cm, podendo chegar aos 6,25 cm de comprimento. A cabeça é achatada e o corpo, esbelto. Nos olhos, a íris pode apresentar-se esbranquiçada ou alaranjada. Possui uma grande quantidade de pintas negras ao longo do corpo, dando-lhe um padrão dorsal reticulado. O macho adulto pode apresentar listras supra-dorsais bastante largas e fragmentadas, que se estendem pela região dorsal, originando um padrão reticulado ou manchado de manchas verde claras, brancas ou cremes. As fêmeas podem apresentar um padrão reticulado ou, raramente, listrado. A banda vertebral encontra-se ausente. A coloração varia entre o tom acastanhado e o esverdeado.

Trata-se de uma espécie rupícola, que ocorre em zonas rochosas ou pedregosas, tal como em muros de povoações rurais, ou até em áreas urbanas. Encontra-se ausente de zonas arenosas.

Trata-se de um endemismo do noroeste da Península Ibérica, que em Portugal continental se distribui pelo terço norte do território, a partir do sul Serra da Estrela, inclusive.

Onde se pode encontrar:

Parque Nacional da Peneda-Gerês
Parque Natural de Montesinho

Sem ameaças a destacar.

Sem medidas a destacar.

Ligações Externas

Systematics of the Podarcis hispanicus complex (Sauria, Lacertidae) III: valid nomina of the western and central Iberian forms.
Geniez et al. (2014)

Genetic and morphological impacts of a repeated fire regime on Podarcis guadarramae.
Ferreira (2015)

Mapa de avistamentos
iNaturalist.org

Autor: MVBIO