Nome Científico: Rhagonycha fulva (Scopoli, 1763)

Nome Comum: Escaravelho-soldado-vermelho

Classificação Científica:
Reino Animalia
Filo Arthropoda
Classe Insecta
Ordem Coleoptera
Família Cantharidae
Género Rhagonycha
Espécie R. fulva

Sinonímias: Cicindela maculata, Rhagonycha cailloli, R. curtithorax, R. terminalis, Telephorus bimaculatus, T. melanurus

Estatuto de Conservação: NE - Não Avaliado

Trata-se de um escaravelho de fácil identificação, que se destaca pela sua coloração vermelho-alaranjada. Na cabeça, alaranjada, as antenas são castanho-escuras, excepto o 1º segmento, também de tonalidade alaranjada. Os olhos são negros e os palpos, escuros. As patas também são alaranjadas, à excepção dos tarsos, visivelmente mais escuros; unhas alaranjadas. Apresenta uma distinta mancha negra na zona terminal dos élitros. Os élitros são pubescentes; asas fuliginosas.

Pode ser encontrado, essencialmente, em plantas da família das apiáceas (Apiaceae), em biótopos floridos diversos, tais como prados, baldios, jardins ou terrenos cultivados.

Trata-se de uma espécie com uma ampla distribuição em Portugal continental, que ocorre ao longo de todo o território, do norte ao sul do país, excepto nas zonas mais elevadas (aparentemente).

Onde se pode encontrar:

Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina
Reserva Natural do Estuário do Sado
Parque Natural do Vale do Guadiana
Parque Nacional da Peneda-Gerês
Parque Natural da Serra de São Mamede
Parque Natural de Montesinho




Sem ameaças a destacar.

Sem medidas a destacar.

Ligações Externas

Revisão da fauna do género Rhagonycha (Insecta, Coleoptera, Cantharidae) de Portugal continental. Taxonomia, distribuição geográfica e fenologia.
Silva (2007)

Mapa de avistamentos
iNaturalist.org

Autor: MVBIO