Nome Comum: Azulinha-comum

Nome Científico: Polyommatus icarus (Rottemburg, 1775)

Classificação Científica:
Reino Animalia
Filo Arthropoda
Classe Insecta
Ordem Lepidoptera
Família Lycaenidae
Género Polyommatus
Espécie P. icarus

Sinonímias: Lycaena alexis casanensis, L. andreas, L. arion arionoides, L. icarus amoena, L. i. biarcuata, Papilio candaon, P. candiope, P. candybus, P. icarus, Polyommatus alexis

Estatuto de Conservação: LC - Pouco Preocupante

Trata-se de uma borboleta com uma envergadura de asa entre 28 e 36 mm. No macho, a face superior das asas é azul-violácea brilhante, com um rebordo fino e preto, e banda marginal branca. A fêmea tem a face superior das asas maioritariamente acastanhada, com uma quantidade variável de azul, exibindo ainda lúnulas laranjas marginais. A face inferior das asas é creme e ambos os sexos exibem uma sequência de lúnulas laranja nas margens (8 a 9 nas asas posteriores, mais marcadas e numerosas do que nas anteriores), assim como vários ocelos pretos com rebordo branco, distribuídos por toda a superfície (habitualmente, 12 nas asas posteriores, e 8 a 9 nas anteriores). Corpo com tonalidades azuladas; olhos negros; antenas com segmentos brancos e pretos alternados.

Ocorre em diversos tipos de habitat, preferencialmente em clareiras abertas de herbáceas ou prados floridos, podendo também ser encontrada em parques ou jardins urbanos.




Sem ameaças a destacar.

Sem medidas a destacar.

Ligações Externas

MITRA nature | ICAAM - Universidade de Évora
Biodiversidade da Herdade da Mitra

Autor: Beatriz Bispo (sob supervisão do MVBIO) Validado por: