Nome Científico: Motacilla alba Linnaeus, 1758

Nome Comum: Alvéola-branca, Lavandeira, Arvela

Classificação Científica:
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Aves
Ordem Passeriformes
Família Motacillidae
Género Motacilla
Espécie M. alba

Estatuto de Conservação: LC - Pouco Preocupante

Ave pequena (até 19 cm de comprimento) e elegante, de cauda preta, comprida e estreita, a qual abana constantemente. As patas são pretas, relativamente longas e bem visíveis. Apresenta um ligeiro dimorfismo sexual: o macho exibe coroa e nuca pretas, claramente separadas do manto cinza; as faces, o peito e o abdómen são brancos; fronte branca; e um babete preto-carvão, do bico até ao peito. Tanto as barras alares como as orlas das remiges terciárias são brancas. A fêmea é similar ao macho, mas com coroa e nuca acinzentadas, sem uma separação nítida para o dorso. Nos juvenis, a zona lateral da coroa é escura, enquanto que a mancha do peito e as barras alares são acinzentadas.

Trata-se de uma ave insectívora que ocorre numa grande variedade de habitats, húmidos ou secos, não arborizados, preferencialmente em margens de rios, ribeiros, zonas rochosas ou arenosas, terrenos lavrados, parques ou jardins. Nidifica com frequência em construções humanas (e.g. cavidades em habitações rurais, pontes, ruínas ou muros), mas também em descampados.

Em Portugal continental distribui-se do norte ao sul, ao longo de todo o território. Ainda assim, é mais comum na metade norte do país, onde está presente durante todo o ano. Na época do Outono-Inverno (Outubro a Março) a população aumenta com a chegada das invernantes, tornando-se bastante comum no resto do território.

Onde se pode encontrar:

Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina
Reserva Natural do Estuário do Sado
Parque Nacional da Peneda-Gerês
Parque Natural da Serra de São Mamede
Parque Natural de Montesinho





Sem ameaças a destacar.

Sem medidas a destacar.

Ligações Externas

MITRA nature | ICAAM - Universidade de Évora
Biodiversidade da Herdade da Mitra

Previsão da distribuição da espécie no futuro
Iberia Change | Biodiversidade e Alterações Climáticas na Península Ibérica: Mapa da espécie

Portal "Aves de Portugal"
Onde observar:

Autor: Jorge Araújo